Quem Somos?

Minha foto
Pós-graduandas do curso de Especialização em Tecnologias da Informação para Educadores (UNIVIMA/UFRGS).

terça-feira, 30 de setembro de 2008

A Escrita e a Leitura no Hipertexto e Hipermídia-Aprendizagem Ativa-Tamires

Domingas, certamente estamos passando num período de mudanças significativas no que se refere a escrita e a leitura no meio digital. No hipertexto temos um tipo de escrita e leitura diferenciados, pois este é formado por uma extensa rede de "nós" interconctados (links) os quais podem ser acessados pelo leitor de diferentes caminhos que não são necessariamente dentro de uma sequência lógica e o autor/leitor pode interagir de forma ativa e dinâmica.
Segundo a Wikipédia, hipermídia "une os conceitos de hipertexto e multimídia. Ou seja, um documento hipermídia contém imagens, sons, textos e vídeos. Mas a principal característica da hipermídia é possibilitar a leitura não linear de determinado conteúdo, ou seja não ter necessariamente início, meio e fim, e sim se adaptar conforme as necessidades do usúario".
Apoiados nestes novos tipos de leitura digital, a Aprendizagem Ativa pode ser trabalhada dentro da sala de aula de forma em que proporcione ao educando uma interatividade com o conteudo, onde ele aprender vivenciado, colaborando com os colegas, com o professor. O aluno é motivado pela dinâmica, contruindo pessoalmente seu aprendizado, o conteúdo não é algo imposto, mas baseado no dialógo e na construção. Claro, que como todo tipo de recurso de aprendizagem as dificuldades existem, como a falta de interação com os suportes virtuais, mas que pode ser superada à medida que o trabalho é feito colaborativamente.
As vantagens de se trabalhar com a escrita e a leitura apoiados por suportes virtuais é que o aluno se torna capaz de interagir, pensar e escrever de maneira reflexiva, pode utilizar-se de links como outros textos, videos, imagens, etc para compreender melhor o texto que está estudando e, as desvantagens, é que se o aluno não tiver em mente um objetivo pode se perder entre tantos recursos.
Um problema muito discutido com relação ao hipertexto é a questão da autoria, sabemos que muitos usuários não se utilizam da ética na Internet e se apropriam de textos e outros materiais e, ainda a possibilidade de interação e modificação no hipertexto pode ser um dano à construção textual, mas não acreditamos que estes e outros problemas trabalhados no hipertexto elimine a idéia de autoria.
Referências:

Nenhum comentário: